Colheitas em Crianças
Os nossos técnicos estão formados para o atendimento das crianças e em pediatria.
Como pode ajudar a sua criança?
É importante gerir a sua reação face à situação stressante de colheita de sangue, para si e o seu filho. As crianças são muito sensíveis ao stress dos seus pais. Quanto mais descontraído estiver, mais a sua criança estará também.
Prepará-la: é preferível informar a criança com antecedência de que vai fazer uma colheita de sangue e explicar-lhe porque tem de o fazer.
Se a sua criança souber o que vai acontecer (o que a espera) ficará provavelmente menos inquieta sobre o que se vai passar.
Recomendamos que previna a sua criança 1 a 2 dias antes da colheita de sangue.
Explicar-lhe o ato: seja honesto com a sua criança e explique-lhe o desenrolar do processo de colheita de sangue.
Utilize palavras tranquilizadoras que ela possa compreender. Poderá explicar-lhe o que ela vai ver, sentir e ouvir durante a colheita.
Tranquilize-a: é importante tranquilizar a criança sobre a duração de uma colheita de sangue, que leva em geral poucos minutos.
Poderá igualmente mostrar-lhe, sob a forma de brinquedos, agulhas e outros materiais médicos.
Poderá também dizer-lhe que ela tem direito a não gostar do que se passa e de se manifestar se sentir dor. Irá ter menos medo da colheita de sangue se souber que pode exprimir o que sente.
Por outro lado, será importante dizer-lhe que o mais importante é que não se mexa durante a colheita.
Distraí-la: distrair a sua criança durante a colheita de sangue poderá ajudá-la a passar o tempo com toda a serenidade.
Pode levar consigo um pequeno brinquedo, um livro… Poderá igualmente distraí-la fazendo uso da sua imaginação. Peça-lhe para fechar os olhos e falar sobre o seu lugar preferido ou com o que mais gosta de brincar.